Terapias

AURICULOTERAPIA

  • A auriculoterapia é uma técnica terapêutica, semelhante à acupuntura, que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

  • Este tipo de terapia tem origem na medicina tradicional chinesa e francesa, e baseia-se na ideia de que o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão

VENTOSATERAPIA

  • A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.

  • A massagem com ventosas é indicada para casos de dor nas costas por tensão muscular ou contraturas, inchaço e dor nas articulações. E, além de todos esses possíveis usos para melhorar a qualidade de vida, a ela também é um bom complemento no tratamento da celulite e no emagrecimento.

MOXABUSTÃO

  • Ajuda no tratamento de dores nas articulações; Ajuda no tratamento de doenças respiratórias como sinusite e asma; Melhora problemas menstruais, como a cólica; Auxilia no tratamento de enxaqueca.

  • A moxabustão em pontos não costuma ter contraindicações além dos problemas respiratórios e problemas de pele no local da aplicação. As outras contraindicações ficam na conta do aumento metabólico promovido pelo infravermelho e pelo calor, o que não é relevante com a moxabustão em pontos.

REIKI

  • É uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.

  • A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital.

  • A prática promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais. Estimula a energização dos órgãos e centros energéticos. A prática do Reiki, leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, auxilia no estresse, depressão, ansiedade, promove o equilíbrio da energia vital.

TUINÁ

A massagem terapêutica Tui Na ou Massagem Tuiná é uma terapia manual centrada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), sendo também conhecida por Massoterapia e Osteopatia Chinesa. Apresenta um leque variadíssimo de técnicas, manipulações e aplicações

REFLEXOLOGIA

  • Você sabe o que é reflexologica podal? Também conhecida como Reflexologia dos Pés, a reflexologia podal é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, os quais correspondem a regiões e órgãos do corpo humano.
  • Então, de acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do organismo registram algum desequilíbrio. A palavra reflexo significa que no pé há pontos associados a todas as partes do corpo
  • A reflexologia podal possui diversos benefícios e é indicada para pessoas estressadas, tensas, nervosas, com problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, diversos tipos de dores e desequilíbrio do sistema. O estresse é a maior causa de doenças cardíacas, enxaqueca, dores musculares, nervosismo e depressão.
  • Integrada à medicina tradicional, a técnica pode diminuir dores corporais, eliminar inflamações, controlar problemas gastrointestinais, melhorar estresse, ansiedade e até a depressão.

RADIESTESIA E RADIÔNICA

  •  Radiestesia é um conhecimento milenar e trata-se de descobrir e avaliar aquilo que está oculto à nossa mente consciente.
  • A palavra radiestesia foi criada em 1892 por Abade Bouly e representa a união de dois termos: radius, que vem do latim e significa radiação, e aisthesis, de origem grega e que significa sensibilidade, indicando assim a sensibilidade às radiações.

A captação de energias na radiestesia e alguns instrumentos utilizados

  • A radiestesia funciona na forma de captação da energia cósmica (também chamada Prana, Ki, Chi etc.), que é a energia de vida universal que banha nosso planeta. Ela penetra no ápice da nossa cabeça, pelo chakra coronário, e se distribui pelos chakras restantes do corpo humano.
  • O radiestesia, capta as radiações energéticas nocivas ou benéficas que passam sobre nossos corpos e nos afetam da mesma forma que somos afetados pela radiação do sol, da Lua, da Terra e, como sabemos, das outras pessoas, porque mesmo pensamentos criam energias que se irradiam através de nossos corpos.
  • A radiestesia funciona também captando a energia telúrica, que é aquela que emana do centro da Terra e que é captada pelos chakras de nossos pés.
  • Por meio dos conhecimentos de uso do pêndulo, aurameter, dual rod, forquilha, gráficos e outros instrumentos diversos podemos beneficiar a nós mesmos e a outros seres e ambientes.
  • O pêndulo é um dos instrumentos mais conhecidos e com grande numero de aplicações.
  • Permite avaliar causas relacionadas à queixas e desequilíbrios vibracionais;
  • Ajuda a identificar melhores opções de tratamento, frequência, duração;
  • Possibilita avaliar a saúde vibracional de ambientes, seres vivos e como harmonizá-los;
  • Realiza avaliação e reequilíbrio de chakras e corpos sutis;
  • Permite ajudarmos a nós e a outras pessoas.
  • radiônica é a ciência que parte do princípio do que é a radiestesia, que mencionamos aqui, e busca meios efetivos de trabalhar sobre essas energias de maneira holística e integrada com outras capacidade terapêuticas

ACUPUNTURA

Ela se utiliza de agulhas, moxas (queima da erva artemísia produzindo calor local), o agulhamento é feito em pontos específicos a escolha do acupunturista, a escolha dos pontos decorre de uma diagnostico feito com base em técnicas e ensinamentos milenares e leva em conta o fluxo da energia QÌ do corpo e o desequilíbrio dessa energia.

Evidências científicas acumulam-se acerca da eficácia da acupuntura, e a explicação de seu mecanismo de ação está sendo pesquisada em muitos centros médicos do mundo, incluindo Escolas Médicas e Hospitais Universitários na China e no nosso próprio país.

A medicina tradicional chinesa (MTC), considera o estado de saúde do individuo consequência do equilíbrio existente entre sistemas internos e externos, físicos e psíquicos. O paciente não é visto como parte e sim como todo, não há diagnóstico e tratamento de um órgão isolado, mas sim de uma única unidade indissolúvel.

Assim como na medicina Ocidental o tratamento eficaz é o estabelecido mediante a um diagnóstico preciso, a MTC utiliza a visão, a audição, o tato e as perguntas para definir o agravo da saúde. A consulta pode levar minutos ou horas o terapeuta questiona fatos desde a infância até os tempos atuais incluindo fatores alimentares, emocionais, hábitos de vida e costumes. (Araujo,2011).

O exame físico trata-se da observação e ou palpação do pulso, língua e pontos doloridos.

A energia dos Zang Fu sobem para nutrir a língua dessa forma nos possibilita a identificação de alteração e mudanças patológicas dos mesmos, o pulso determina a localização da doença e a capacidade funcional dos órgãos e vísceras indicando ainda o estado de força, fraqueza, excesso ou insuficiência, já a palpação e localização dos pontos de dor norteia o terapeuta quanto ao canal de energia afetado e quanto ao tipo de dor uma vez que, dores originadas do vazio melhoram mediante a pressão e as dores ocasionadas pelo excesso pioram com a pressão. ( Marques Filho, 2009).

A acupuntura escalpeana baseia-se na anatomia e na fisiologia do sistema nervoso com ação sobre o sistema nervoso autônomo, alterando níveis de frequência cardíaca, pressão arterial e eletroencefalograma, a terapêutica consiste na inserção de agulhas no couro cabeludo. (Hsing,1995)

Marque uma consulta venha fazer uma avaliação.

Tema: Elation por Kaira.