O que é Reiki?

Reiki é uma técnica antiga pela qual podemos ativar nosso poder de cura inato e receber a ajuda que precisamos para corrigir desequilíbrios energéticos.
O ato de impor as mãos sobre o corpo humano ou sobre um animal para transmitir bem estar e aliviar a dor nos remete ao limiar dos tempos.
Quando alguém sente dor, a primeira coisa que faz é colocar as mãos sobre a região dolorida. Quando uma criança cai e machuca o joelho, ela quer que sua mãe a toque (ou a beije) para que melhore. Quando uma criança está doente ou com febre, o instinto materno a faz pôr a mão na testa da criança.
O toque humano transmite calor, serenidade , cura, carinho e amor.
O Reki na atualidade segue em sua maior parte os conceitos de Mikao Usui, um monge budista nascido no Japão em 1865, que segundo a lenda teria resgatado o conhecimento da cura física durante uma meditação de vinte e um dias.
Usui explicava que, “todos os seres inflados pelo sopro da vida podem praticar o Reiki”. Para denominar o poder que sentia dentro de si, Usui criou o conceito Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho que significa: método Usui de cura por meio da energia Espiritual (ou alma) para o aperfeiçoamento da mente e do corpo.

Na época eram praticados pelo menos ouros quatro tipo de Reiki no Japão, a maioria deixa o usuário esgotado, totalmente exaurido, pois usava a própria energia vital para proporcionar a “cura”. E foi exatamente a insatisfação de Usui que proporcionou a origem do Reiki como o conhecemos hoje fruto da escola que criou conhecida como Usui Reiki Ryoho Gakkai.

Ele buscava uma forma de curar as pessoas através da energia vital, mas sem ter ela exaurida.

Após a morte de Mikão Usui em 1926, vários alunos o substituíram sendo os mais destacados no Ocidente, Yoshihiru Watanabe, J. Ushida, e Chujiro Hayashi.

Chujiro Hayashi desenvolveu sua própria técnica e em 1930 ele estabeleceu o Hayashi Reiki Ryoho Kenkyukai (Associação de Pesquisa em Tratamento de Reiki Hayashi). Deixou o Usui Reiki Ryoho Gakkai em 1931, formando a sua própria clínica, onde aplicou aulas e tratamentos Reiki.

Hayashi treinou a japonesa-norte-americana Hawayo Takata na aplicação de Reiki e em 1938 ela se tornou Mestra da terapia. Takata fundou várias clínicas de Reiki em todo o Havaí e pode ser considerada a principal difusora do Reiki no Ocidente.

Com a vinda do Reiki para o ocidente tivemos uma grande diversidade de linhagens, entre elas o surgimento do sistema criado pelo mestre William Lee Rand por volta de 1989, ano em que se tornou Mestre e que tinha como base o Raku Kei Reiki, ensinado pelos mestres Isis Ishikuro e Arthur Robertson e no Usui Shiki Ryoho, ensinado pela mestra Phyllis Lei Furumoto neta da mestra Takata.

Em 1991 criou o Centro Internacional de Treinamento de Reiki (ICRT), onde difunde suas ideias e cursos. O Sistema Usui Tibetano, segue a linha do Usui Shiki Ryoho da linhagem da Takata.

Pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), instituída pela Portaria 971 GM/MS de 3 de maio de 2006, o Reiki esta contemplado como uma técnica de terapia complementar integrativa e a define como:

“uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.
A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital.
A prática promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais. Estimula a energização dos órgãos e centros energéticos. A prática do Reiki, leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, auxilia no estresse, depressão, ansiedade, promove o equilíbrio da energia vital.”

Assim, o reiki no conceito legal e histórico está intimamente ligado as ideias da Tradicional Medicina Chinesa, usando a energia vital “QI”.

Reiki escreve-se normalmente em shinjitai kanji: 霊気 ou no silabário katakana: レイキ

É composto pelas palavras: Rei = “espírito, milagroso, divino” e ki (qi): “gás, energia vital, sopro de vida, consciência”).

O Reikiano canaliza essa energia do universo, bem como o Ki do planeta pelos chacras plantares, essas duas energias se encontram no chacra cardíaco e a interação com a própria energia do Reikiano permite a emissão do Reiki.

Assim, não existe uma energia Reiki, ela é criada por esse processo de alquimia interior. Contudo, o Reikiano não é responsáveis pela cura mas serve de canal para a energia de cura.

Cura aqui não deve ser vista como livrar o paciente de todos os sintomas, mas na verdade cura pode ser o alívio desses sintomas e ou uma mudança física, emocional e espiritual o alinhando com a sua vida.

O Reiki pode ajudar entre outras coisas:

  • Equalizar e equilibrar emoções, diminuindo por exemplo a ansiedade e medo;

  • Remoção de bloqueios energéticos;

  • Solução de questões emocionais;

  • Equilibrar a energia que corre por nosso sistema energético;

  • Proporcionar cura e apoio energético para animais;

O Reiki pode ser aplicado em pessoas, animais, plantas, pessoas, situações especificas, situações presentes, futuras e passadas.

No Ocidente, no Reiki Usui as iniciações foram divididas em 4 etapas:

  • Nível I – O Despertar – Shoden;

  • Nível II – A Transformação – Okuden;

  • Nível IIIA – Realização ou Mestre Interior – Shinpiden;

  • Nível IIIB – Mestrado – Gokukaiden;

Os níveis são sequenciais e o ideal é deixar um período entre uma iniciação e outra, o intervalo de tempo permite aproveitar bem o que cada nível oferece, sendo que o mínimo sugerido são 21 dias e não há um tempo máximo para o próximo nível.

Gosto de esperar em média quatro meses entre o nível I e o II, e seis meses para o nível IIIA.

NÍVEL I – O DESPERTAR (Shoden)

No nível I nos ligamos novamente com nosso corpo físico. Este veículo tão importante para a nossa existência no planeta. A energia do Reiki atuará recuperando você do cansaço excessivo, repondo seu nível de energia físico com mais rapidez e facilidade.

Sem precisar buscar está energia em outras pessoas você poderá se dedicar mais a você mesmo. Aqui você também aprenderá a se conhecer melhor;

Neste nível você poderá aplicar Reiki em si mesmo, a autoaplicação e em outras pessoas, Basta tocar ou aproximar as mãos do corpo da pessoa que estiver necessitando e o Reiki fluirá naturalmente;

O foco do trabalho é a mente consciente.

NÍVEL II – A TRANSFORMAÇÃO​

Há um aprofundamento no campo energético do iniciado, que começa a promover tratamentos mentais e emocionais; a aprender técnicas específicas como o envio de tratamento a distância, a cura mental que promove maior clareza mental e acesso a padrões inconscientes; e a cura emocional.

NÍVEL III A – A REALIZAÇÃO

MESTRE DE SI MESMO

Aprofundamento no fluxo de energia, aumento da percepção e da expansão da consciência enquanto se torna “realizado” e “mestre de si mesmo”. São apresentadas ferramentas para cuidar da parte espiritual, técnicas mais avançadas de harmonização, além da capacitação para enviar REIKI a distância para multidões.

Após este nível, o aluno está preparado, inclusive, para trabalhar profissionalmente com o REIKI.

NÍVEL III B – MESTRADO

Nesse grau o mestre Reiki, assume diversas obrigações especificas e inicia seu caminho no Reiki, começando sua própria linhagem de discípulos e alunos.

A iniciação é o processo através do qual surge o Reikiano, deve ser realizado por um mestre em Reiki devidamente habilitado. Ele é o facilitador da transferência de energia que ocorre durante a iniciação.

Reiki é uma prática independente, no entanto a sua associação com outras “Pics”, pode ser muito benéfica e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tema: Elation por Kaira.